quinta-feira, 11 de novembro de 2010

WORKSHOP “O ATOR E SEU TEXTO”

Ator do monólogo “Mediano”, em cartaz no Teatro da Caixa nos dias 12, 13 e 14 de novembro, ministra a oficina “O ator e seu texto”


Tendo por objetivo discutir e aperfeiçoar o trabalho técnico do ator, a oficina “O Ator e seu Texto”, ministrada por Marco Antônio Pâmio, no sábado dia 13 de novembro das 15h às 18h, é baseada no método de Cicely Berry, diretora vocal da Royal Shakespeare Company. O Método propõe exercícios dramáticos, físicos e vocais que levem o ator a encontrar a energia correta na produção vocal do texto clássico e moderno. O workshop deverá ter 3 horas de duração e será realizado no próprio Teatro da Caixa. Os interessados deverão enviar nome completo, RG e um currículo resumido para o e-mail caixacultural03.pr@caixa.gov.br.

Refletir sobre os últimos 30 anos do Brasil através de suas transformações políticas radicais. Esse é o mote de “MEDIANO”, texto inédito de Otávio Martins, com atuação de Marco Antônio Pâmio e direção de Naum Alves de Souza e com a produção local da Transitória. O ator interpreta 16 personagens, com um único figurino. O espetáculo chega a Curitiba em plena corrente cultural nos dias 12, 13 e 14 de novembro, após temporada de sucesso em São Paulo.

Justificativa do Workshop

Na segunda vinda de Cicely Berry ao Brasil, em 1997, para o Fórum de Teatro Anglo-Brasileiro no Rio de janeiro, o ator Marco Antônio Pâmio foi chamado para participar como seu tradutor e assistente direto durante todo o evento. Sua experiência anterior em teatro na Inglaterra, onde travou contato prático com o método de Cicely Berry, tornou o trabalho muito mais fluente e integrado. Mais incrível era ver como o método funcionava e servia ao ator brasileiro, em uma língua cuja sonoridade difere tanto da língua inglesa. Percebia-se visivelmente a carência, por parte de nossos atores, de um trabalho vocal mais integrado ao todo da representação. Durante muito tempo, entendeu-se “trabalho de voz” como uma série de exercícios musculares e burocráticos para não deixar o intérprete rouco ao final de uma representação. O trabalho de Cicely Berry vai muito, além disso. Além de totalmente baseado no relaxamento muscular, Cicely torna a palavra tão essencial ao ator quanto sua emoção ou fisicalidade.

PÚBLICO-ALVO: atores, estudantes de artes cênicas, interessados com alguma experiência teatral anterior

NÚMERO DE PARTICIPANTES: máximo de 20 pessoas

“O Ator e seu Texto”
Dia: 13 de novembro
Horário: 15h às 18h
Local: Teatro da Caixa
Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Inscrição: Gratuita
Os interessados deverão enviar nome completo, RG e um currículo resumido para o e-mail: caixacultural03.pr@caixa.gov.br

Nenhum comentário: